18 outubro 2007

Relembro que...


Reacções ácido-base




Consoante o seu carácter químico, as soluções aquosas podem ser classificadas em soluções ácidas, básicas ou neutras. O carácter químico de uma solução aquosa pode ser determinado através do uso de indicadores (substâncias que apresentam cores diferentes em meio ácido e básico). Os químicos desenvolveram ainda uma escala numérica de 0 a 14 que permite identificar com maior precisão o grau de acidez de uma substância através de um número: a escala de pH.

Quando uma solução ácida contacta com uma solução básica ocorre uma reacção química, denominada reacção ácido-base ou reacção de neutralização, cujos reagentes são um ácido e uma base e cujos produtos de reacção são um sal e água.

And now, in english, please...


Is school cool?


Everyday, when I arrive at school, I feel happy because...

Everyday, when I arrive at school, I feel unhappy because...


16 outubro 2007

Voulez-vous écrire en .... Français?!






Quelle est ta principale qualité?


Et ton principal défaut?





J'attends votre réponse...

14 outubro 2007

"Escrever Por Gosto" - II


Que tal, meus amigos, deixarem-se levar pela imaginação e explicarem num post porque ri o leitãozinho?...

Vá lá! Não sejam teimosos...

Conto convosco!
"Escrever por gosto"

Verifico com satisfação que muitos são aqueles que vão vencendo barreiras e, com ousadia, aderem aos desafios...

Em "Escrever por gosto" não se desafia somente a escrita mas também a criatividade...

sabemos do difícil que aqui foi proposto!

Aos que ainda resistem, têm ainda tempo de o fazer!

O melhor texto será postado na página principal do blog.



10 outubro 2007

VISITA de ESTUDO

No próximo dia 31 de Outubro vamos até Sintra!

Vamos descobrir o recente Centro de Ciência Viva de Sintra e
poder visitar uma vila cuja paisagem cultural foi considerada Património da Humanidade, desde 1995.




Aguardem por mais...


09 outubro 2007

Observar, analisar e... comentar!

Vamos reforçar as aprendizagens de Educação Visual!



Pietro Cavallini - 1291


Fra Angelico - 144?


Leonardo Da Vinci - 1472/75

As imagens retratam obras, de um mesmo tema, de pintores que se notabilizaram nas respectivas épocas.


Com um olhar cuidado, é possível descobrir como a representação do espaço foi sendo, gradualmente, conquistada e as pinturas foram-se aproximando de uma representação cada vez mais natural.


Como foi conseguida, em cada uma das obras, a noção de espaço?

A pintura de Leonardo parece muito mais próxima da realidade observada.
Como conseguiu ele isso?

Fico a aguardar...

(até 15 de Outubro!)

Atendimento aos Encarregados de Educação

A hora de atendimento dos Encarregados de Educação
5ªfeira das 15.10h às 16.00h
Para qualquer outra informação
podem contactar a DT
pelo telefone da escola
219528290

Novidades


Tal como tinha referido no início do ano lectivo, no decorrer do 1.º Período os meus "Cientistas" têm de pensar num pequeno projecto para apresentar na nossa pequena comunidade científica. Este projecto pode ser apresentado de várias maneiras tendo em atenção que deve ser sempre acompanhado de uma actividade experimental.

Para este trimestre pensei em abordar o tema "Chuvas Ácidas".

Já sei que é um tema muito pesquisado e trabalhado ao longo destes anos na escola, a novidade está em demonstrar, experimentalmente, o tema. Podem falar de como se forma, como se manifesta, danos que provoca, como prevenir, blá, blá e mais blá. Não podes esquecer é da actividade experimental.

Podes apresentar o projecto na aula, com um filme, fotografias, ..., sei lá!
Usa a imaginação!

Data limite de entrega/apresentação - primeira semana de Dezembro

08 outubro 2007

Projecto - Logotipo

Na Área de Projecto e em OAE a turma está empenhada em criar um novo logotipo.


Esta proposta partiu dos alunos, que gostariam de dar um novo visual ao Blog.


O projecto já teve início, mas ainda não chegámos à "meta".


Há duas questões a resolver:


1ª Que cores gostaríamos de ter no logotipo e, consequentemente, no Blog?


2ª Que aspecto visual gostaríamos de obter? Tipo de letra?



Aguardamos a vossas respostas...


Para já ficam aqui apenas alguns exemplos das experiências realizadas...

















06 outubro 2007

"Escrever Por Gosto" - I

Que tal, meus amigos, deixarem-se embalar pela poesia da imagem e contarem numa página a história desta menina?

Vá lá! Não sejam teimosos... Vamos sonhar também.

Conto convosco!

03 outubro 2007

E já agora...

Nova proposta: este ano gostaria de realizar alguns trabalhinhos... pequeninos...muito pequeninos.... Assim, proponho que comecem a organizar-se no sentido de criar pares de alunos e escolham um país que vos agrade para trabalhá-lo.

O tema do trabalho digo, ups, escrevo outro dia... Mas é fácil...muito facil e pequeno...muito pequeno

Agora, toca a trabalhar e a ser bons geógrafos que é disso que o Mundo precisa.

Projecto gráfico

Alunos (especialmente os responsáveis):

Os meus parabéns para o projecto gráfico apresentado para a realização de resumos. A ideia é boa e agora tornou-se apelativa. Espero que contribua para o sucesso de todos que é também o meu.

Quanto à utlização de blog de turma, penso que permitirá escreve, escrever, escrever,.... e escrever. Para quem fala como eu, será muito, muito e muito eswrever. Espero eu.

Desafio: Novo Logotipo!

Alguns alunos falaram-me da hipótese de se realizar um novo logotipo de turma que permita uma maior exploração gráfica seja pela paleta de cores seja ainda pelos aspectos formais do mesmo.
Afinal, com a personalização dos documentos vocês começam a sentir a necessidade do logotipo não só em termos funcionais como estéticos.

Parece-me um desafio a considerar...
Apresentem sugestões para futura consideração em AP!

Delegado e Subdelegado: Tem início um novo mandato!

Apresentadas as listas,
votadas as mesmas...
eis os vencedores:

Delegada: Ana Carolina
Subdelegado: João Carlos
Acessor: José Santos

Parece-me uma boa equipa de trabalho!

Bom Mandato!

28 setembro 2007

Trabalho experimental

O trabalho experimental a realizar na próxima semana tem como conteúdo principal as Reacções Químicas.
Convém saber:

  • Identificar uma Reacção Química (RQ);
  • Identificar Reagentes e Produtos de Reacção;
  • Interpretar as observações durante o TE (trabalho experimental);
  • Traduzir a RQ, através de uma equação de palavras, indicando estados físicos das substâncias em análise.

O protocolo experimental, deverá ser analisado com antecedência.

Dessa análise deverão começar a tirar pequenos apontamentos, que poderão e deverão ser utilizados à posteori no Relatório Experimental.

Que tipo de apontamentos?

Informações relevantes sobre:

  • o tipo de Reagentes;



  • perigosidade dos mesmos;



  • modos de utilização;



  • o tipo de Reacção Química;

Essa informação irá ser relevante para a introdução e conclusão/crítica do Relatório, bem como no uso de linguagem científica em todo RE.

Neste RE poderás igualmente traçar antecipadamente tabelas para registo de observações.

Tendo em conta as actividades que são descritas no protocolo experimental, deverás ter tabelas e registo ao que acontece aos reagentes durante a Reacção Química, e ao que te permite concluir que ela aconteceu.

Estas são algumas orientações úteis para estes dois momentos de avaliação

  • Trabalho Experimental;



  • Relatório do TE.

Bom trabalho

TCoelho

27 setembro 2007

22 setembro 2007

Despertou um novo ano! (lectivo, claro!)

O 2007/2008 já arrancou!

Tem início mais um troço desta nossa viagem.

Destino: 9ºano!


O roteiro não é muito explícito mas,

adivinham-se trilhos irregulares

de desafios prometedores de muita acção!


O bilhete é único!

...e sem saídas antecipadas.



Façam favor de arregaçar mangas...



FORÇA 8ºH!


01 julho 2007

ALMOÇO na PÉRGOLA

Na segunda-feira, dia 25, encontrámo-nos na pérgola, para um almoço... de pizza!
(sim,sim, não é um almoço equilibrado, mas vezes não são vezes, certo?)

Muitos foram de fim-de-semana, outros já abalaram de férias (que inveja!), mas os que apareceram fizeram folia por todos vocês!


Houve até quem trouxesse uns rebuçados, muito duvidosos...

e no final...


«Yé, Yé, Yé, 7ºH é que é!»


(o professor Pedro tem mais fotos do almoço para postar, aguardem...)

27 junho 2007

AVALIAÇÃO FINAL DE ANO

Chegámos finalmente ao fim... deste ano lectivo (entenda-se)!



Muito foi feito

muito falta ainda fazer,

em Setembro retomamos o trabalho

com ânimo redobrado

empenho entusiástico

e muita, muita, muita vontade de trabalhar!



Aqui ficam os níveis...