18 novembro 2007

AVALIAÇÃO INTERCALAR



Aqui está o primeiro balanço do vosso desempenho neste primeiro período...

Para muitos de vocês a avaliação é francamente má...
para outros, encontra-se longe das metas
que se propuseram a alcançar no arranque do ano lectivo!

Restam-nos 3 semanas de trabalho,
de muito trabalho,
para tentar recuperar...

Face a esta avaliação é urgente redefinir um plano de acção...

1º Que metas vão redefenir até final do período?
2º Que vão fazer para as alcançar?

16 novembro 2007

Sobre mentos e coca-cola...

Recordam-se desta história...

"Quando um químico observa o fenómeno, percebe imediatamrente que a "reacção" não é química pois é demasiado rápida, muito mais rápida do que seria a passagem dos componentes dos Mentos para a solução.
Para desmistificar o boato, aconselho os jovens a efectuarem a mesma experiência que os meus netos realizaram:
1-Devagarinho, para não perder muito gás, colocque 50 mL de Coca Cola Light num copo e introduza uma pastilha de Mentos na solução. Notará a abundante libertação de gás, que não é mais violenta do que a que se verifica se agitarmos a Coca Cola ou se lhe introduzirmos alguns grãos de arroz. Repita a experiência com Coca Cola normal (que não contém Acesulfam K) e com água gaseificada Carvalhelhos e verifique que a libertação de gás é análoga, embora com a água gaseificada as bolhas sejam maiores.
2-Para confirmar que não há qualquer reacção química, coloque 3 pastilhas de Mentos em Coca-Cola normal, agite bem para dissolver o mais possível durante 2-3 minutos e decante a solução para um copo com 50 mL de Coca Cola Light (a que tem acesulfame K). Quase não há libertação de gás. Dado que as reacções químicas são tanto mais rápidas quanto maior for o contacto entre os reagentes, aqui não ocorre nenhuma reacção química pois, como os possíveis reagentes se encontram na mesma fase (líquida), a reacção deveria ser ainda mais rápida.
Que se passa então?
Como os alunos sabem, as bebidas gaseificadas, como a Coca-Cola e outros refrigerantes, contém dióxido de carbono dissolvido, em equilíbrio, sob pressão, pronto a escapar-se quando a pressão sobre a superfície livre da solução diminui. É necessário retirar a cápsula da garrafa devagarinho, sem agitação, tombando-a um pouco para que algum gás que se liberta não arrastar o líquido pela boca da garrafa (lembremo-nos dos vencedores das competições Fórmula 1 no pódio ...).
Se introduzirmos na solução um palito ou se a agitarmos com uma colher, a libertação de gás é muito mais abundante pois estes objectos constituem núcleos de libertação das bolhas gasosas da solução sobressaturada de CO2.
Se examinarmos um Mento à lupa verificamos que a sua superfície é particularmente rugosa ... e é nestas irregularidades que se liberta o gás.
Se usarmos um Mento retirado da mistura 2, parcialmente dissolvido, sem a superfície rugosa inicial, quase não há libertação de gás.
Moral da história: não papem tudo que vem na Internet."

13 novembro 2007

Avaliação da 1ª ficha “Evolução da PopulaçãoMmundial”


Nome
Avaliação
Observações
1

Ana Carolina
Muito Bom (-)
Bom trabalho;

2
Ana Marta
Bom
Bom trabalho ;

3
Ana Rita
Insuficiente (+)
Maior empenho e interesse nas aulas seria desejável;

4
Bruno Coelho

Suficiente Menos
A ausência e conversa nas aulas tem mesmo de acabar,… ;

5
César Pinheiro

Suficiente
Bom trabalho, apesar da falta de estudo;

7
Diogo Pinheiro

Muito Bom (-)
Bom trabalho ;

8
Eliete Almeida

Bom
Devia continuar a esclarecer dúvidas quando existem.;

9
Flávio Magalhães

Bom
É pena as aulas ;

10
Joana Almeida
Suficiente Menos
“Toca” a começar a trabalhar! (grande trapalhada na ficha) ;

11
Joana Videira

Suficiente
Atenção à língua portuguesa ;

12
João Carlos

Insuficiente
Falta total de estudo e acompanhamento das aulas ;

13
João Pedro

Muito Bom
Bom trabalho;

15
José Santos

Bom
Bom trabalho ;

16
Marta Gonçalves
Suficiente Menos
Bom trabalho ;

17
Miguel Pinto

Suficiente
Podia ser muito melhor.;

18
Natacha Fonseca

Insuficiente
Que tal começar a estudar e trabalhar regularmente? ;

20
Pedro Rento
Muito Bom (-)
Bom trabalho ;

21
Rodrigo Marques

Insuficiente (-)
Mais atenção nas aulas.;

22
Ruben Araújo

Insuficiente (+)
Uma mudança (quase TOTAL) de atitude ;

23
Sérgio Correia

Muito Bom
Bom trabalho ;

24
Vanessa Lourenço

Suficiente Menos
Só mais um esforço…

Última hora...



Mais de mil escolas participam nas XXVI Olimpíadas Portuguesas de Matemática

Após os excelentes resultados obtidos nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática, eis que surge mais uma boa notícia: pela primeira vez na história das Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), serão mais de mil escolas a participar na primeira fase da competição, que decorrem hoje, dia 14.

Organizadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática e pelo Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra com o objectivo de desenvolver o gosto pela Matemática, as Olimpíadas proporcionam aos estudantes desafios que exigem raciocínio, criatividade e imaginação.

As provas são elaboradas para três categorias: as Pré-Olimpíadas, pensadas para alunos do 7º ano, mas na qual as escolas podem também inscrever os de 5º e 6º ano; a categoria A, para os do 8º e 9º anos; e a categoria B, para os do 10º ao 12º ano.

Os melhores alunos das regionais participam na final nacional, que este ano terá lugar na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra.

Os estudantes da categoria B medalhados na final concorrem com alunos medalhados em anos anteriores para representar Portugal nas duas principais competições internacionais.

Interessante

Em 2007, o país conquistou uma medalha de bronze e uma menção honrosa nas Olimpíadas Internacionais e uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze nas Ibero-Americanas.

Em 2007, essas competições serão em Espanha e no Brasil, respectivamente.

As OPM foram organizadas pela primeira vez em 1980, com a designação de Mini-Olimpíadas de Matemática.

E nós?...8.ºH... Participamos?

08 novembro 2007

O que vais fazer este fim de semana?


O que provoca o mau hálito?

O cheiro a suor?

De onde vêm os barulhos estranhos que o estômago faz?

Qual a composição dos "macacos" do naiz?


Knojo!


A Ciência Indiscreta do Corpo Humano, a nova exposição interactiva do Pavilhão do Conhecimento, mostra as respostas que a ciência dá a estas perguntas e promete explicar tudo aquilo que é desagradável no nosso corpo.


Foram preparados vários ateliês onde os mais atrevidos vão poder fabricar uma substância muito parecida com o seu próprio ranho e descobrir porque é que a digestão começa com cuspo.


Sabias que engoles mais de um litro de muco por dia?
E que o ranho evita que fiquemos doentes porque impede que as "porcarias" cheguem aos nossos pulmões? Espirros, mucos e alergias são a especialidade do professor Narigudo Sá Betudo, uma torneira em formato gigante que vai desvendar tudo o que se passa no interior do nosso nariz.

Na nova exposição do Pavilhão do Conhecimento as indiscrições do corpo humano não ficam por aqui.

É possível cheirar axilas, brrr!....

bocas, pés, nham, nham!...

ânus malcheirosos, delicious!...,

ouvir arrotos bem sonoros, música para os meus ouvidos!... ,

escutar o barulho que fazemos a deglutir, o bater do coração, o respirar e o estômago a roncar. He! He!

Depois de tudo isto só faltava mesmo uma inesquecível máquina de gases intestinais, que nos elucidará sobre a razão do seu som mais grave ou agudo.

As conversas sobre o corpo humano nunca mais serão as mesmas depois de visitar esta exposição.

Mais informações em www.pavconhecimento.pt Knojo!

E agora que o convite está feito, toca a chatear a malta aí em casa para um passeio à beira rio e um saltinho no Pavilhão do Conhecimento.

Divirtam-se!...
«Piercings -
somos uma sociedade informada?»



A crescente aplicação de piercings por jovens da escola que, sem qualquer informação, o fazem em condições de total falta de assepcia levantando potenciais problemas, não somente de saúde individual mas também saúde pública, tornam urgente a clarificação dos riscos destes modismos!


Neste nosso primeiro debate tivemos a Marta como moderadora, o Flávio e a Eliete como secretários.


Os dados recolhidos pela Marta, para avaliação desta actividade, estão a ser analisados e serão divulgados na próxima aula de FC. Os secretários apresentarão igualmente um resumo das intervenções.



Aqui ficam algumas conclusões:

  • o piercing como forma de identificação entre jovens;
  • resistência cultural por parte dos pais;
  • falta de informação (jovens/adultos) dos riscos;
  • Oportunismos de alguns estabelecimentos que oferecem este serviço sem as devidas medidas de segurança;
  • legislação deficiente;
  • falta(?) de uma entidade que fiscalize estes estabelecimentos e salvaguarde os nossos direitos enquanto consumidores.

Debatemos mas não só... também propusemos algumas acções:
  • sensibilizar jovens mas também pais dos riscos;
  • Alertar a comunidade escolar através pequenos vídeos;
  • Clarificar este tema no Centro de Saúde, através de cartazes/panfletos informativos.

Na próxima semana, em FC começaremos a planificar estas actividades!

05 novembro 2007


Portugal tem uma História riquíssima. Desta História, feita de presenças em todo o Mundo, muitas marcas culturais ficaram, fazendo do português uma das línguas mais faladas do Mundo e dos portugueses um dos povos com amor abertura a outras civilizações. O vasto património monumental, artístico e arqueológico é testumunho não apenas desses 850 anos de História de encontros de culturas longínquas, mas também de presenças anteriores como a dos Celtas, dos Suevos, dos Visigodos, dos Romanos e dos Árabes.


Partam à procura de marcas culturais deixadas pelas várias civilizações que, pelo nosso país, foram passando.


Procurem e apresentem exemplos de monumentos, locais, vilas e costumes que indiquem a passagem dessas civilizações. Para a semana quero saber novidades...


02 novembro 2007

e-portefolios individuais:

A visita de estudo pode/deve ser publicada no vosso portefolio digital.
Para o fazerem devem redigir uma avaliação, ou seja, um relatório.


Relatório de visitas de estudo
informações a constar:
  • local e data
  • localização geográfica
  • breve informação da exposição
  • Avaliação da visita:
    Informação e organização
    O que aprendeste
    Ambiente entre alunos/professores e alunos/alunos
    O que mais gostaste
    O que menos gostaste
  • Documentar o relatório com fotos e, porque não,filmagens!

Devem organizar esta informação primeiro em documento WORD: verificam a construção frásica e os erros ortográficos e só depois copiam para o blog.

As fotos e os vídeos captados devem ser partilhados entre todos. Por exemplo através do mail da turma.

Eu própria tenho algum material para vos disponibilizar!

eh!eh!eh!...





Apesar do trânsito o ânimo do grupo permaneceu em alta!

A turma foi dividida em grupos e todos tiveram a oportunidade
de experimentar os 25 módulos interactivos:
Medir as emoções, descobrir a superfície da pele,
desafiar reacções e visão de conjunto,
observar o coração a trabalhar,
(saibam que o coração da Eliete é cá uma destas bombas!)

testar a memória de curto prazo,
observar o calor interno,
(e os dotes de dança do Diogo)
relembrar o jardim de infância nos baloiços acoplados,
brincar com a força do ar,
(que a Ana Rita tanto gostou)
Andar de bicicleta no arame
(este foi o favorito, ainda assim houve quem não aceitasse o desafio...)
tocar melodias (houve quem tentasse, a Ana Marta conseguiu!) numa malha musical,
enfim...
uma mão cheia de coisas que desafiaram os conhecimentos das Ciências!

Houve também experiências de laboratório:
descobriram o ADN de uma cebola (futuros CSIs de Vialonga)
e fizeram análises da água.
No final, já em jeito de despedida, vimos o lançamento de um foguetão de água!
E que lançamento!

Agora, aguardo a entrega dos guiões!


Enquanto isso, quero uma breve reflexão desta actividade:

(As seguintes perguntas orientarão a tua reflexão)

A visita correspondeu às vossas expectativas ?

Gostaste do ambiente criado entre os professores e os alunos ?
Gostaste do ambiente criado entre alunos e alunos ?
Regista o que mais gostaste e o que menos gostaste na visita.

27 outubro 2007

Equipas de Sucesso!

A turma organizou-se por pares para responder a um desafio ambicioso:

Formar equipas de trabalho e de interajuda para promoção do sucesso!






Qualquer caminho a percorrer é sempre mais rico se não for feito em solidão.

Quais são os pontos fracos da equipa?
Quais são os pontos fortes?
Qual vai ser o contributo de cada elemento para o sucesso da equipa?
Como vão potenciar os 90m de EA para o sucesso da equipa?


Estas questões farão parte do plano de trabalho que teremos que definir.


Apresentem respostas...

Aqui ficam os grupos:

Ana Carolina e Natacha
Ana Marta e Ana Rita
Bruno Coelho e João Pinto
César e Pedro
Diogo e João Carlos
Eliete e Miguel
Flávio e Sérgio
Joana Almeida e José
Joana Videira e Vanessa



E do Ruben, da Marta e do Rodrigo?
que grupo estão capazes de formar?



26 outubro 2007

Para partilhar...

A National Geographic seleccionou um "top ten" de imagens do Telescópio Hubble (ver aqui). A maioria das imagens foram captadas pelo telescópio Hubble, enquanto outras são foram concebidas por artistas utilizando os dados obtidos através do telescópio.
Aqui fica um cheirinho!
Crédito da Imagem: NASA, ESA, HEIC, and the Hubble Heritage Team (STSci/AURA).

25 outubro 2007

Para o projecto "Declarações de Amor" a AP

"Diante de nós abre-se uma grande sala cheia de instrumentos bizarros, de garrafas e de retortas. Lunetas e telescópios elevam-se nos seus tripés; espelhos deslumbrantes enviam de todas as partes a sua claridade fantástica; pequenos fogos vermelhos de fogo crepitante na sombra e de clarões estranhos correm ao longo dos muros. Um ruído surdo e lúgubre escapa-se, por instantes, da abóbada sombria e lança, sobre vós, como que o estertor de um moribundo. Esferas cheias de líquidos de diferentes cores exalam um odor penetrante que se agarra à garganta e que vos provoca deslumbramentos. Metais em fusão arrefecem sobre as lajes e, com um tão ardente beijo, a pedra contorce-se".

in Luís Bernardo, "Histórias da Luz e das Cores", vol. 2, Editora da Universidade do Porto




Relato do jornalista francês, Henri de Parville, que em 1862 fez, da sua visita ao laboratório dos químicos alemães Robert Bunsen e Gustav Kirchhoff

Mais sobre a visita!...



História do Edifício

O edifício do Centro Ciência Viva de Sintra fica na Antiga Garagem dos Carros Eléctricos que, ligaram, desde o século XIX, Sintra a Colares e à Praia das Maçãs.

De novo em funcionamento este “património sobre carris”, voltou a ver os carros eléctricos a circular cheios de passageiros. No dia 31 de Março, e após algumas obras de melhoria da infra-estrutura, entrou novamente em circulação este serviço.


Exposição interactiva

A exposição do Centro Ciência Viva de Sintra convida os visitantes a observar e manipular os seus módulos até que toda a curiosidade esteja satisfeita.


Esta exposição, elaborada e concretizada pelo Experimentarium (http://www.experimentarium.dk/), um Centro de Ciência dinamarquês, contém 26 módulos:

  • Ondas numa cadeia oscilante
  • Reacção e visão de conjunto
  • Espelho mágico
  • Não consegues caminhar a direito?!
  • A prática leva à perfeição
  • Observa o teu calor interno
  • Lupa gigante
  • Brinca com a força do ar
  • Andar de bicicleta no arame
  • Malha musical ~
  • Sistema de roldanas ( a professora Regina ía gostar desta actividade)
  • Movimento que desaparece
  • Bomba alimentada a energia solar
  • Canal com eclusas (estas foram as actividades que a professora Sofia mais gostou)
  • Corrente de bolas (aqui os olhos da prof. Sofia brilharam, devia estar a imaginar: "Ai, era tão bom reproduzir esta máquina... Eles conseguiam?!...Hum?!")
  • Nora movida à mão (aqui tive de dar à manivela, o Bernardo tentou ajudar)
  • Torre de água (enganei-me foi aqui, que os olhos da professora fizeram faísca!)
  • Puzzle de Rodas Dentadas (esta também seria interessante para a professora Regina)
  • Consegues levantar esta carga sozinho?

Laboratório

Nós somos aquilo que comemos – mas de que é feito aquilo que comemos? Será que é possível ver o DNA? E haverá vida numa gota de água? No Laboratório do Centro Ciência Viva de Sintra existem várias experiências interessantes para serem realizadas pelos visitantes. De acordo com a idade e a escolaridade do visitante, e sempre com o apoio de um monitor, estão todos convidados a meter as mãos na massa: há um protocolo para interpretar, instrumentos laboratoriais para manusear e conclusões para tirar.

Vamos fazer:


Extração do DNA de tecidos animais (ex. fígado) ou tecidos vegetais (ex. cebola);

Análise de parâmetros químicos de águas.



Até lá boas pesquisas...

23 outubro 2007

É a última! Quer dizer...

Método científico

O blog é mais forte do que a razão!


TOP TEN
Livros para ler e chorar por mais...
Desculpa Prof. Pedro, mas estes são mesmo muito bons, tinha de partilhar...
- Rómulo de Carvalho, "A Física do Dia-a-Dia", Relógio d' ÁguaRómulo de Carvalho
o professor de Física e Química que é também o poeta António Gedeão e o patrono da cultura científica entre nós - deixou-nos este precioso guia para aprender ciência no quotidiano, que na edição original se chamava "Física para o Povo".
mas há mais...
-Eve Curie, "Madame Curie", Livros do Brasil
Comovente biografia da cientista mais conhecida escrita pela sua própria filha, não a que foi Prémio Nobel como a mãe, mas a irmã mais nova. Num mundo onde há falta de mulheres cientistas (não é o caso em Portugal) é bom lembrar este extraordinário exemplo.
e a lista continua...
- Albert Einstein e Leopold Infeld, "A Evolução da Física", Livros do BrasilEste é um verdadeiro clássico sobre a história da física escrito pelo "papa da física
- Richard Feynman, "O que é uma Lei Física", Richard Feynman,
- George Gamow, "As Aventuras do Senhor Tompkins", livro que nos faz sonhar....
- James Gleick, "Caos",
- Stephen Hawking, "Breve História do Tempo", Gradiva
é um dos maiores "best-sellers" da ciência, talvez mesmo o maior.
- Heinz Pagels, "Código Cósmico",
- Ilya Prigogine e Isabelle Stengers, "A Nova Aliança", GradivaPrigogine
eu própria vou ler e reler alguns destes autores, o meu preferido é sem dúvida o primeiro.

22 outubro 2007

Toca a experimentar...

O INDICADOR COUVE ROXA


Os químicos classificam as substâncias de acordo com as suas propriedades.
Uma das classificações possíveis é agrupar as soluções em ácidos, bases e neutras.
Com esta actividade irás construir uma grelha onde possas visualizar a cor com que a couve roxa fica em contacto com substâncias ácidas e básicas.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

 Arranja duas ou três folhas de couve roxa e corta-as em pedaços pequenos.

 Coloca a couve cortada num copo com água e deixa repousar durante 24 h.

 Decanta o líquido para outro copo. Este líquido funciona como indicador.

 Arranja pequenas porções de soluções de substâncias com carácter ácido e básico, tais como: limão, lixívia, vinagre, limpa-vidros, água de sabão e Coca-Cola.

Deita duas ou três colheres da “água arroxeada” em cada um dos recipientes onde colocaste as várias soluções.

Bom trabalho!

19 outubro 2007

Planta da Sala

De tanto pedincharem novos lugares,
que deste assunto já nem quero falar,
ocorreu-me uma proposta
que aqui deixo no ar...

Se novos lugares quereis
por eles terão que suar
definam com um parceiro do lado
as metas que se propõem alcançar!


Mas se lugares individuais
é o que mais quereis,
aqui não postem mais

não se oferecerão por pedido
serão para estratégia dos professores
quando tal, fizer sentido.

18 outubro 2007

Prometo que é a última...

Piadas químicas

Humor - Apontamentos Humorísticos
Curtas da Química


Para a maioria das pessoas uma solução é uma resposta, para um químico não passa de água suja...

O pior de se ser quimico é ter de passar o dia rodeado de garrafas e não poder beber de nenhuma.

O que é que se chama a um dente num copo com água? É uma solução Molar!