O INDICADOR COUVE ROXA
Os químicos classificam as substâncias de acordo com as suas propriedades.
Uma das classificações possíveis é agrupar as soluções em ácidos, bases e neutras.
Com esta actividade irás construir uma grelha onde possas visualizar a cor com que a couve roxa fica em contacto com substâncias ácidas e básicas.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Arranja duas ou três folhas de couve roxa e corta-as em pedaços pequenos.
Coloca a couve cortada num copo com água e deixa repousar durante 24 h.
Decanta o líquido para outro copo. Este líquido funciona como indicador.
Arranja pequenas porções de soluções de substâncias com carácter ácido e básico, tais como: limão, lixívia, vinagre, limpa-vidros, água de sabão e Coca-Cola.
Deita duas ou três colheres da “água arroxeada” em cada um dos recipientes onde colocaste as várias soluções.
Bom trabalho!
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Arranja duas ou três folhas de couve roxa e corta-as em pedaços pequenos.
Coloca a couve cortada num copo com água e deixa repousar durante 24 h.
Decanta o líquido para outro copo. Este líquido funciona como indicador.
Arranja pequenas porções de soluções de substâncias com carácter ácido e básico, tais como: limão, lixívia, vinagre, limpa-vidros, água de sabão e Coca-Cola.
Deita duas ou três colheres da “água arroxeada” em cada um dos recipientes onde colocaste as várias soluções.
Bom trabalho!
13 comentários:
Uma boa experiência para aula..
Parece interessante..
Quero experimentar.
Aliás, devo dizer que o trabalho experimental de hoje correu bem pelo menos no meu grupo...
Aim também acho que vai ser uma boa experiência.
Ah e o trabalho experimental do meu grupo também correu bem.
Mas esta experiência é para fazer vem casa não é?
enganaeime na primeira palavra, deveria ficar assim: A mim*
Desculpem mas enganeime outar vez isto é do teclado...hihihi
afinal ao prencipio é assim Eu também acho...
Setora diga lá se eu não fui um dos melhores alunos do turno 1??!!??
Quase todos foram muito bons! Mas ainda temos colegas que não sabem trabalhar em laboratório.
Quanto ao Bruno, bem...
Que dizer,..., foi o orgulho da professorinha.
Até que enfim que começamos a relaccionar as matérias e a usar os termos cientificamente correctos. Estou babada e muito orgulhosa dos meus meninos.
Bom trabalho!
E sim, Diogo, o trabalho é para fazer em casa.
Lembrei-me que seria interessante filmar ou fotografar. Do TE vão resultar lindas alterações de cor. Depois era só publicar no blog.
Que dizem?
Boa ideia professora mas isto é para fazer em casa ou na escola.
Eu mesmo agora acabei de começar a fazer a esperiência.
Mas professora eu vou tirando fotos e gravando videos pequenos, mas depois onde e que pomos os videos.
Levamos a máquina para a escola?...
E as fotos dão para publicar aqui?...
acabei de começar??
Bem eu tenho de começar a fazer a experiência tambem, vamos la ver o que vai sair daqui :P
Ja fiz a experiência é muito gira...
Não foi tão giro gravar o video sizinho, mas la consegui... :)
Aquilo que conseguiram juntar, estou a falar de fotos, vídeos, podemos seleccionar os melhores e colocar no blog, como resultado da vossa experiência. Falem com as prof.s Sofia e Joana.
Até lá
ola...quando é que a gente tem que entregar o trabalho...ou amostrar as fotos??
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