08 novembro 2007

«Piercings -
somos uma sociedade informada?»



A crescente aplicação de piercings por jovens da escola que, sem qualquer informação, o fazem em condições de total falta de assepcia levantando potenciais problemas, não somente de saúde individual mas também saúde pública, tornam urgente a clarificação dos riscos destes modismos!


Neste nosso primeiro debate tivemos a Marta como moderadora, o Flávio e a Eliete como secretários.


Os dados recolhidos pela Marta, para avaliação desta actividade, estão a ser analisados e serão divulgados na próxima aula de FC. Os secretários apresentarão igualmente um resumo das intervenções.



Aqui ficam algumas conclusões:

  • o piercing como forma de identificação entre jovens;
  • resistência cultural por parte dos pais;
  • falta de informação (jovens/adultos) dos riscos;
  • Oportunismos de alguns estabelecimentos que oferecem este serviço sem as devidas medidas de segurança;
  • legislação deficiente;
  • falta(?) de uma entidade que fiscalize estes estabelecimentos e salvaguarde os nossos direitos enquanto consumidores.

Debatemos mas não só... também propusemos algumas acções:
  • sensibilizar jovens mas também pais dos riscos;
  • Alertar a comunidade escolar através pequenos vídeos;
  • Clarificar este tema no Centro de Saúde, através de cartazes/panfletos informativos.

Na próxima semana, em FC começaremos a planificar estas actividades!

7 comentários:

esquerdino disse...

Eu acho muito bem as conclusões que nós chegamos, é muito importante tambem as meddidas que vamos tomar! Como falar com o Centro de Saude e por a par da situação!

E já agora nao se esquecam das folhas do debate sobre os piercings para segunda-feira se não tem falta!

Anónimo disse...

Concordo com tudo o que o que foi dito.
Ainda hoje estava afalr com uma colega minha e ela disse-me que ontem tinha feito um piercing e que aquilo lhe estava a doer bastante, mas também é normal só ontem é que o tinha feito. Depois perguntou-lhe como é que ela tinha feito o piercing e ela respondeu-me que o tinha feito com pistola e eu disse-lhe que ela não o devia ter feitom que devia fazer com outra coisa. E ela nãoligou nenhuma aquilo que eu disse. Posteriormente perguntei-lhe se ela sabia os riscos que podia correr ao fazer o piercing e ela respondeu-me que o único risco que ela corria era aquilo infectar e eu respondi-lhe que esse não era o único risco que ela corria e dei-lhe exemplos de outros riscos. Mas mesmo assim ela respondeu-me dizendo que não era muito grave a situação dela até porque o piercing dela era na orelha. Isto tudo para dizer que ainda há muitas pessoas que não sabem o risco que correm ao fazer um piercing. É obvio que existem muitas pessoas que sabem o que fazem mas pronto.

RODRIGO disse...

concordo com a ana carolina apesar de não saber quem é a sua amiga mas com o que ela aqui escreveu reveleu que realmente á pessoas que ão têm uma ponta de informação


ASS: rodrigo

*-*kιss-kιss.ємσ.zσиє.bαиg- bαиg*-* disse...

"SOMOS UMA SOCIEDADE INFORMADA?

Eu acho que há pessoas com a consciência de que antes de se fazer um piercing deve-se informar sobre tudo!
Quando digo tudo… é mesmo tudo! Mesmo que pareça que não tem nada a haver com o assunto a pessoa deve ler com atenção do início até ao fim. Sempre!
Quem não o faz não é responsável…… e depois acontece o que acontece!
E isso não tem nada a haver com o facto de que os piercings são perigosos ou não, mas sim com o facto de que há pessoas que não fazem a mínima ideia da palavra “responsabilidade”, e de fazerem coisas sem pensar!
Eu acho que os piercings deviam ser feitos e continuar a ser permitidos!!
Acho que as pessoa não precisam de ter medo de os fazer nem de se deixar intimidar por o que lêem! A única coisa que tem de fazer é informarem-se antes do que vão fazer, ter em conta as questões da higiene, serem responsáveis e falarem antes comos pais antes de os fazer (se forem menores) e que tenham a certeza de que estão a fazer os piercings num local seguro com as questões de higiene necessárias!
Eu, que por exemplo estou a pensar em fazer um, informei-me muito antes, mesmo antes de se pensar que algum dia se poderia realizar um debate sobre este assunto!
Acho muito mal que no debate só se tenha realçado os relatos de pessoas (irresponsáveis que não tomaram os cuidados necessários) que fizeram piercings que depois infectaram………… por que é que também não mostraram relatos de piercings que tenham corrido bem??!!

UMA GRANDE QUESTÃO………….."


Isto foi o que eu enviei para o e-mail da turma......

Mas gostava que toda a turma le-se!
Não se deixem intimidar pelo que ouviram no debate! Façam os piercings..... mas informem-se primeiro sobre eles!



E stôra:
Ao contrário do que a stôra pensa.... Nem todas as pessoas fazem piercings para se reafirmarem na sociedade!!!! Normalmente ( se não é devia ser )
As pessoas fazem os piercings por que gostam e se sentem bem com elas mesmas!!!!

Eu defendo e vou continuar a defender a minha opinião e não me vou deixar influenciar pelos outros..........


E VOCÊS QUE ESTÃO A LER DEVIAM FAZER O MESMO!!!!!!!!!










Ana marta salvador Monteiro nº 2 8ºH

Xphia disse...

Ana Marta, do debate nunca se pretendeu influenciar qualquer opinião, fosse ela a favor ou contra o uso dos piercings. Aliás a vossa discussão nem sequer se prendeu com esse aspecto! Pretendeu-se, isso sim, clarificar riscos e procedimentos a considerar face a essa decisão. Alertar para a escolha dos estabelecimentos e apelar para a partilha dessa decisão com os pais por todas as razões que vocês enunciaram...
E, por último...
estando eu a auxiliar a Marta no seu papel de moderadora, não nos compete manifestar em momento algum a nossa opinião... apenas instigar a discussão!

Natacha disse...

foi um debate que correu muito bem.podia é tar muito mais organizado.tou filiz porque nem sou de partecipar na aula,que foi coisa fiz.gosto muito de debates.lolololololol

Anónimo disse...

o debate até correu bem mas eu nunca falei... quando eu queria falar de um assunto outra pessoa falava e depois já não era o mesmo assunto... mas os piercings não são assim TÃO perigosos... pelo menos para mim porque tenho muitos, mas para mim também há lugares no corpo que eu nunca furava... nem morta!