16 novembro 2007

Sobre mentos e coca-cola...

Recordam-se desta história...

"Quando um químico observa o fenómeno, percebe imediatamrente que a "reacção" não é química pois é demasiado rápida, muito mais rápida do que seria a passagem dos componentes dos Mentos para a solução.
Para desmistificar o boato, aconselho os jovens a efectuarem a mesma experiência que os meus netos realizaram:
1-Devagarinho, para não perder muito gás, colocque 50 mL de Coca Cola Light num copo e introduza uma pastilha de Mentos na solução. Notará a abundante libertação de gás, que não é mais violenta do que a que se verifica se agitarmos a Coca Cola ou se lhe introduzirmos alguns grãos de arroz. Repita a experiência com Coca Cola normal (que não contém Acesulfam K) e com água gaseificada Carvalhelhos e verifique que a libertação de gás é análoga, embora com a água gaseificada as bolhas sejam maiores.
2-Para confirmar que não há qualquer reacção química, coloque 3 pastilhas de Mentos em Coca-Cola normal, agite bem para dissolver o mais possível durante 2-3 minutos e decante a solução para um copo com 50 mL de Coca Cola Light (a que tem acesulfame K). Quase não há libertação de gás. Dado que as reacções químicas são tanto mais rápidas quanto maior for o contacto entre os reagentes, aqui não ocorre nenhuma reacção química pois, como os possíveis reagentes se encontram na mesma fase (líquida), a reacção deveria ser ainda mais rápida.
Que se passa então?
Como os alunos sabem, as bebidas gaseificadas, como a Coca-Cola e outros refrigerantes, contém dióxido de carbono dissolvido, em equilíbrio, sob pressão, pronto a escapar-se quando a pressão sobre a superfície livre da solução diminui. É necessário retirar a cápsula da garrafa devagarinho, sem agitação, tombando-a um pouco para que algum gás que se liberta não arrastar o líquido pela boca da garrafa (lembremo-nos dos vencedores das competições Fórmula 1 no pódio ...).
Se introduzirmos na solução um palito ou se a agitarmos com uma colher, a libertação de gás é muito mais abundante pois estes objectos constituem núcleos de libertação das bolhas gasosas da solução sobressaturada de CO2.
Se examinarmos um Mento à lupa verificamos que a sua superfície é particularmente rugosa ... e é nestas irregularidades que se liberta o gás.
Se usarmos um Mento retirado da mistura 2, parcialmente dissolvido, sem a superfície rugosa inicial, quase não há libertação de gás.
Moral da história: não papem tudo que vem na Internet."

6 comentários:

Anónimo disse...

"Moral da história: não papem tudo que vem na Internet."
O pessoal pensa que tudo o que está na internet é a realidade, mas não devia ser assim, pois qualquer pessoa pode usar photoshop para fazer qualquer tipo de montagem, e há muitas pessoas que acreditam na montagem. Acho que deviam abrir os olhos para muita coisa e não acreditarem á primeira.

Portfolio Digital disse...

Tens razão João Pinto não pode acreditar em tudo o que se vê na net.

Portfolio Digital disse...

este portfólio que está aqui é meu Vanessa

Anónimo disse...

Eu concordo com a opinião do João Pinto, pois o meu pai tem o programa photoshop no computador, e eu já lhe vi a fazer muitas montagens, por isso devem sempre colocar dúvidas em qualquer coisa que esteja na internet, pois pode ser mentira.

Anónimo disse...

não podia concordar mais com o joão pinto...

*-*kιss-kιss.ємσ.zσиє.bαиg- bαиg*-* disse...

Concordo muito com todos vós.... mas joão já me podias ensinar a fazer algumas montagensinhas.....


********* =P **********

È QUE SABES........

- EU GOSTO MUITO DE ENGANAR PUTOS PARVOS COMO NÓS QUE ACREDITAM EM TUDO!!!!!!!!!!



Kakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakak..........................................................





*_Shine.II_*



martuxa kiduxa XD