05 outubro 2008

Quem pediu novidades?

Semana do Espaço 2008

PROGRAMAÇÃO :

Sábado e Domingo: dias 4, 5 e 12 de Outubro

12h00 (Foyer) – Lançamento de foguetões movidos a pastilhas efervescentes.
Conheces as caixinhas de plásticos onde se guardam os rolos de fotografias? Pois bem, com uma dessas caixinhas, uma pastilha efervescente e um pouco de água podes construir o teu próprio foguetão.
15h – 17h (Exterior) – Observação de manchas solares.
Vem observar o Sol e as manchas solares através de um telescópio equipado com um filtro solar e através do método da projecção.
15h30 (Exterior) – Jogo dos Planetas.
Neste jogo será recriado um sistema solar em que os planetas serão os próprios participantes! Entre outras curiosidades, ficarás a conhecer algumas diferenças entre os planetas, o que são eclipses e porque há estações do ano.
17h (Foyer/Exterior) – 3, 2, 1… Liftoff!
Construção de foguetões de águaVem aprender como fazer um foguetão. Para isso basta uma garrafa de plástico, cartolina, água e a pressurização adequada. Vais ver como voa bem alto! Durante a semana:
11h (Foyer) – Como construir um veículo lunar
Ateliê de construção de veículos lunares. Só precisas de uma caixa de esferovite, copos de plástico e um balão de festa.
12h (Foyer/Exterior) - 3, 2, 1… Liftoff!
Construção de foguetões de água
15h – 17h (Exterior) – Observação de manchas solares
16h (Foyer/Exterior) - 3, 2, 1… Liftoff!
Construção de foguetões de água

Sexta-feira, dia 10 de Outubro

11h – Abertura oficial da exposição interactiva Espaço A Última Fronteira
Seja astronauta por um dia e venha descobrir os desafios que nos reserva a última fronteira. Das telecomunicações aos laboratórios espaciais, da navegação à microgravidade, embarque na procura do conhecimento e siga os pequenos passos para o Homem que se têm vindo a revelar saltos gigantes para a Humanidade.


Sábado, dia 11 de Outubro

12h00 (Foyer) – Lançamento de foguetões movidos a pastilhas efervescentes
15h – 17h (Exterior) – Observação de manchas solares
15h (Auditório) – Sessão com o Clube Jovens Aerocalminhas, que em 2007 participaram no Space Camp da NASA no Alabama, Estados Unidos
16h (Foyer/Exterior) – 3, 2, 1… Liftoff!
Construção de foguetões de água
Participem!...
(Já sei o que devem estar a pensar, "stora, porque não organiza uma visita para estes dias?" - resposta - temos outras agendadas e actividades de cortar a respiração (ok, só um pouquinho!), mas não posso fazer mais saídas de campo para além das que já foram propostas e que brevemente vão ter conhecimento... Estejam apenas de olhos e ouvidos bem abertos porque este ano a Ciência vai "BOMBAR", procurem novidades, sejam cuscos e partilhem com a malta,... aqui ou ali mas partilhem!...)


1 comentário:

esquerdino disse...

Algumas novidades não dizem onde se vão realizar...

Mas de resto parece ser muito interessante, espero que as visitas que nós vamos ter sejam mais interessantes hehe :)