20 fevereiro 2009




EUTANÁSIA

O tema, polémico e difícil, veio novamente a público com o caso da Eluana.


Se, etimologicamente significa "morte doce" ou "morte tranquila", como conceito, designa uma acção ou uma omissão que, pela sua natureza, ou pelo menos na intenção, procura a morte com o objectivo de eliminar a dor física ou psicológica.
Na sua forma prática, é o processo através do qual alguém causa deliberadamente a morte de outra a pedido desta última. Mas, actualmente, o termo eutanásia tem um alcance amplo e pode ter diferentes interpretações.

Foi esta reflexão que caracterizou o primeiro momento, em FC, daquele que será o nosso próximo debate.

Defensores do sim:
Miguel Loureiro
Sara Calção
Rodrigo Marques


Defensores do não
Marta Ramos
Andreza Van-Dunem
Marta Gonçalves

Nádia Semedo

Moderadores
Ana Marta
Ana Carolina

2 comentários:

Pedro Rento disse...

Eu abstenho-me neste caso importante pois acho que tanto o SIM como o NÃO, têm as suas razões de ser!
Por exemplo, uma pessoa querer suicidar-se, é como se um homicídio a si própria. Mas também continaur num sofrimento constante e doloroso durante um período longo de muitos anos também não está certo.
É uma decisão muito difícil que Portugal tem te tomar.
Escolha o Governo SIM ou NÃO, não acho uma decisão muito certa mas também não protestaria se fosse maior de idade!

Andreza disse...

É uma forma de apressar a morte de um doente incurável, sem que esse sinta dor ou sofra, a ação é praticada por um médico com o consentimento do doente, ou da família do mesmo. A eutanásia é um assunto muito discutido tanto na questão da bioética quanto na do biodireito, pois ela tem dois lados, a favor e contra. Mas é difícil dizer quais desses lados estariam corretos, de que forma impor a classificação do certo e errado neste caso.

Do ponto de vista a favor, ela seria uma forma de aliviar a dor e o sofrimento de uma pessoa que se encontra num estado muito crítico e sem perspectiva de melhora, dando ao paciente o direito de dar fim a sua própria vida.
Já do ponto de vista contra, a eutanásia seria o direito ao suicídio, tendo em vista que o doente ou seu responsável teria o direito de dar fim a sua vida com a idéia de que tal ato aliviaria dor e sofrimento do mesmo.

No Brasil a eutanásia é considerada homicídio, já na Holanda é permitida por lei.
Um dos casos mais recentes de eutanásia é o da americana Terri Schiavo, seu marido entrou com um pedido na justiça para que os aparelhos que mantinham Terri viva fossem desligados.

Este caso chamou a atenção do mundo todo, muitas pessoas se manifestaram contra, as igrejas se revoltaram com tal situação, a família da paciente era contra, os pais dela entraram na justiça tentando impedir tal ação. No fim a justiça e o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, decidiram pelo desligamento dos aparelhos que a mantinha viva.